A tabela periódica é a “tabuada” da química, nela são informados os 118 elementos químicos datados que formam o universo. Para analisa-la devemos observar alguns aspectos:
- Simbologia
- Classificação quanto aos grupos
- Classificação quanto à organização dos elétrons
- Características comuns
- Períodos e famílias
Simbologia
Os elementos químicos são representados por letras podendo ser uma só, exemplo do Carbono (C) ou duas, exemplo Cobalto(Co), devendo obrigatoriamente a segunda letra ser minúscula.
Classificação quanto aos grupos
A classificação dos elementos quanto aos grupos/famílias é representada por cores. São classificadas em: Metais alcalinos (Grupo 1), Metais alcalino-terrosos (Grupo 2), Família do Boro (Grupo 13), Família do Carbono (Grupo 14), Família do Nitrogênio (Grupo 15), Calcogênios (Grupo 16), Halogênios (Grupo 17) e Gases Nobres (Grupo 18).
Classificação quanto à organização dos elétrons
Quanto à organização dos elétrons em torno do núcleo do átomo os elementos químicos podem ser de dois grupos:
– Representativos: elétrons organizados de uma só maneira( grupos 1, 2,13, 14, 15, 16, 17, e 18)
– Transição: elétrons organizados de diversas formas( grupo 3 até 12) incluindo lantanídeos e lactenídeos.
Características comuns
Os elementos químicos apresentam características em comum que são também informadas na tabela periódica como número atômico(quantidade de prótons no núcleo) e vem informado no canto superior esquerdo do símbolo do elemento, e massa atômica ( massa do núcleo do átomo correspondente à massa de 1/12 do isótopo do Carbono) vem informada no canto superior direito, os valores variam mas são propriedades comuns à todos os elementos.
Períodos e famílias
As formas de localizar os elementos químicos na tabela periódica obedecem à seguinte análise:

Link para download da tabela:
0 comentário