As funções inorgânicas são classificações usadas na Química para agrupar substâncias inorgânicas de acordo com propriedades químicas semelhantes, especialmente o comportamento em reações. Elas são fundamentais para o estudo da Química e estão presentes em diversos fenômenos naturais e aplicações do dia a dia. As principais funções inorgânicas são: ácidos, bases, sais e óxidos. O conceito que até hoje os diferenciam foi proposto por Svante Arrhenius, um químico sueco no século XIX.

Svante Arrhenius

Ácidos segundo Arrhenius são substâncias que, quando dissolvidas em água, liberam íons hidrogênio (H⁺). Sofrem ionização, processo de formação de íons( substâncias que adquirem carga perdendo ou ganhando elétrons). Geralmente apresentam sabor azedo e podem ser corrosivos. Um exemplo comum é o ácido clorídrico (HCl), encontrado no suco gástrico, que auxilia na digestão dos alimentos.

Bases são substâncias que, em solução aquosa, liberam íons hidróxido (OH⁻). Sofrem dissociação, que é a separação de íons já existentes na substância. Costumam ter sabor amargo e sensação escorregadia ao toque. Um exemplo é o hidróxido de sódio (NaOH), muito utilizado na fabricação de sabões e produtos de limpeza.

Sais são compostos formados, geralmente, pela reação entre um ácido e uma base, processo chamado de neutralização. Eles são constituídos por um cátion diferente de H⁺ e um ânion diferente de OH⁻. O cloreto de sódio (NaCl), o sal de cozinha, é um exemplo bastante conhecido. Outros exemplos de sais são o Fluereto de Sódio(NaF) e o Nitrato de Amônio( NH4NO3).

Óxidos são substâncias formadas pela combinação do oxigênio com outro elemento químico. Podem ser óxidos ácidos( apresentam caráter ácido, como exemplo do Dióxido de Carbono- CO2) básicos( apresentam caráter básico, exemplo Óxido de Cálcio- CaO) ou anfóteros ( apresentam caráter ácido e básico, como exemplo Óxido de Alumínio- AL2O3), dependendo do elemento com o qual o oxigênio se liga. O dióxido de carbono (CO₂), está presente na respiração e é um dos responsáveis pelo efeito estufa.

Essas funções inorgânicas são essenciais para compreender reações químicas, processos industriais e fenômenos do cotidiano, sendo a base para estudos mais aprofundados na Química.


0 comentário

Deixe um comentário

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *