(Imagem: Armin Kübelbeck | CC)

A União Europeia acaba de aprovar o Yeytuo, uma injeção semestral da Gilead Sciences para prevenção do HIV.

O medicamento mostrou eficácia de quase 100% nos testes clínicos e passa a valer nos 27 países do bloco, além de Noruega, Islândia e Liechtenstein.

Voltado à PrEP (profilaxia pré-exposição), o Yeytuo oferece um salto de conveniência em relação aos comprimidos diários usados desde 2017 — inclusive no SUS —, reduzindo o regime a apenas duas aplicações por ano.

  • Apesar disso, o medicamento não é uma vacina: trata-se de um antiviral que bloqueia os mecanismos de replicação do vírus e precisa estar constantemente ativo no organismo.

Embora seja um avanço significativo, o preço segue como barreira: nos EUA, onde é vendido como Yeztugo, a terapia custa mais de US$ 28 mil por ano. Cada país europeu ainda terá de negociar valores e reembolsos.

Com apoio do Fundo Global, a farmacêutica pretende levar o Yeytuo a até 2 milhões de pessoas em países de baixa renda nos próximos 3 anos.

Zoom out: Analistas projetam vendas anuais acima de US$ 4 bilhões até 2029, reforçando o peso do medicamento em uma estratégia mundial de combate ao HIV, que registra 1,3 milhão de novas infecções por ano.

Fonte: https://thenewscc.beehiiv.com/p/27-08-2025-bc61

Acesso em 28/08/2025

Categorias: Notícias

0 comentário

Deixe um comentário

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *